teste

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

POR QUE ALGUNS CANDIDATOS SÃO ELEITOS COM POUCO VOTO?

Em 2010, Jean Wyllys foi eleito Deputado
Federal com apenas 0,2% dos votos válidos.
Foto: Câmara dos Deputados
Passada a apuração das eleições no primeiro turno, alguns Estados já têm seus Governadores, outros decidirão só no segundo turno. Contudo, todos os Estado, sem exceção, já têm seus Deputados eleitos.

E no dia depois da apuração, a pegunta que muitos se fazem é: Por que o candidato Zé virou deputado, se ele teve menos voto que o candidato Chico? Como funciona esse tal do "quociente eleitoral"?

São essas questões que espero esclarecer nesta postagem.

Confesso que até a semana passada nem eu entedia essa questão do quociente eleitoral, por ser muito complexa. Mas ao ler uma matéria no site da BBC Brasil, que tratava da ligação entre o Big Brother Brasil e as eleições (sim, isso mesmo!), encontrei no meio da matéria a explicação mais simplificada e compreensiva quanto ao quociente eleitoral que já vi.

Como não me sinto capaz de explicar de modo melhor, preferi copiar o trecho da matéria que trata desse assunto.

Obs: Como exemplo, a matéria cita o Deputado Federal Jean Wyllys, mas se refere aos números da eleição de 2010 e não a esta de 2014.



Se você ainda não leu as outras postagens:

Clique aqui para saber a função de Deputado

Para saber a diferença entre Deputado Estadual e Deputado Federal clique aqui.

Para saber o que deve fazer um Senador clique aqui.


E para saber a função de um Presidente da República clique aqui.



Abaixo, a explicação da BBC Brasil:

Para cargos do Executivo, como o de Presidente da República, governador e prefeito - e também para senador, no Legislativo, é aplicado o sistema 
majoritário, em que o nome com mais votos sagra-se vencedor.



A eleição de deputados e vereadores segue o sistema proporcional, em que o número de votos em um partido (ou uma coligação) acaba determinando a quantidade de representantes que ele terá na instância legislativa - levando em conta o chamado quociente eleitoral.

No caso das eleições para deputado federal, esse quociente é calculado a partir da relação entre o número total de votos válidos de um Estado e quantas vagas este mesmo Estado tem direito na Câmara.

Em um Estado com 1 milhão de votos válidos e dez vagas na Câmara, seriam necessários 100 mil votos para um candidato se eleger.

Ao fim da disputa, os votos recebidos por cada partido ou coligação são divididos pelo quociente eleitoral. Se um partido tiver 200 mil votos em um Estado em que o quociente eleitoral é de 100 mil votos, a sigla terá direito a eleger os dois candidatos a deputado federal que receberam mais votos.

Wyllys se elegeu graças ao excelente desempenho de seu colega de partido Chico Alencar, que, com o apoio de 240.671 eleitores, foi o segundo mais votado para deputado federal no Rio de Janeiro em 2010.

O PSOL teve direito a duas vagas na Câmara. Willys havia sido o segundo candidato mais votado do partido - e, assim, conseguiu um mandato com apenas 0,2% dos votos válidos do Estado, a menor proporção registrada em todo o país na ocasião.

Para ler a matéria completa da BBC, clique aqui.

Para saber quantos Deputados Federais o seu Estado tem, clique aqui.

Espero ter contribuído para você entender melhor esse assunto.

Se você gostou, peço que contribua e compartilhe com os seus amigos

Até o próximo texto.

LEIA TAMBÉM: A PÉSSIMA EDUCAÇÃO NO BRASIL, APESAR DA CONSTITUIÇÃO



Curta Desvendar o Direito no facebook.



Siga o Desvendar o Direito no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome, cidade e comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...